Bragança Paulista registra 2 mil casos de dengue

Bragança Paulista registra 2 mil casos de dengue

Secretaria de Saúde não divulga número de internados na cidade, desde o dia 7 de março

Na última semana, Bragança Paulista registrou 2.003 casos positivos de dengue no ano de 2024. O número representa um aumento de mais de 1.000% com relação a todos os casos do ano passado.

Desde o dia 6 de março o município encontra-se em situação de emergência para dengue. Na ocasião, ficou autorizado o ingresso forçado em imóveis públicos ou particulares vagos, desabitados ou abandonados, independentemente de prévia autorização dos proprietários, bem como em imóveis habitados nos casos em que houver recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente público.

Também foi autorizado o remanejamento de servidores públicos e prestadores de serviços da Administração para atender às demandas prioritárias da Secretaria de Saúde.

SAÚDE OMITE INTERNADOS

Há mais de 10 dias a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista não divulga o número de internados com dengue no município. Na última atualização, no dia 7 de março, eram 19 internações no Complexo Hospitalar Santa Casa e no Hospital Universitário São Francisco (HUSF). O Em Pauta solicitou uma atualização destes números, mas não obteve retorno da secretária Marina de Fátima de Oliveira.

Na última semana a pasta divulgou que desde a inauguração na terça-feira (12) até sexta-feira (16), foram realizados no Centro de Atendimento à Dengue – CAD, o total de 938 atendimentos. Também não foi informado quantos destes pacientes foram encaminhados para internação hospitalar.

ÓBITOS

Até aqui, Bragança Paulista registra uma morte confirmada de dengue e um óbito em investigação. A vítima com exame confirmado é um homem, de 49 anos que faleceu no dia 14 de fevereiro. Já o óbito em análise é de uma mulher, de 35 anos, que faleceu no dia 5 de março. O Estado de São Paulo tem 78 mortes confirmadas por dengue e 210 em investigação.

DENÚNCIAS

A reportagem do Em Pauta esteve na Rua Cherubina da Silva Leme, no Jardim São Miguel, onde restos de móveis velhos e entulhos estão abandonados em um matagal. No local, há também uma caixa d’água, propícia para acumular água e servir como ambiente para o Aedes fêmea pôr seus ovos, gerar novos mosquitos e aumentar ainda mais a transmissão da dengue.

Para possíveis denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti, a população pode encaminhar um e-mail para [email protected] ou pelo número de telefone (11) 4033-0283.

 

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *