Cemitério da Saudade de Bragança Paulista terá mais 120 gavetários

Cemitério da Saudade de Bragança Paulista terá mais 120 gavetários

A Prefeitura de Bragança Paulista está construindo mais 120 gavetários verticais no Cemitério da Saudade.

A construção utiliza peças pré-moldadas em concreto, desenvolvidas especificamente para esse fim. Elas se encaixam formando lóculos sobrepostos de fácil e rápida montagem. As peças, segundo a Prefeitura, estão adequadas para receber o sistema de filtragem de gases conforme exigências do CONAMA. A ideia com isto, é evitar diversos impactos ambientais.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Nestes espaços, a decomposição é feita por um sistema anaeróbico, ou seja, utilizando oxigênio dentro das gavetas. Por meio de um canal especial para este fim, há sempre oxigênio circulando entre as gavetas. Através dele, a maioria dos gases tóxicos são eliminados. Os que são lançados na atmosfera, já estão purificados.

Outro fator positivo é que este tipo de construção elimina o problema de falta de espaço para sepultamentos.

De acordo com dados da Prefeitura de Bragança Paulista, o Cemitério da Saudade, em seus 221 anos de existência, tem implantado cerca de 5800 jazigos, chamados de construções definitivas, entre túmulos, jazigos, mausoléus, capelas e cenotáfios. Atualmente, são estimados 20 mil túmulos particulares existentes no local.

Apesar da pandemia da COVID-19, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que em 2020, o número de sepultamentos em Bragança Paulista foi “considerado normal em relação aos últimos anos”. No ano passado inteiro, 103 pessoas morreram de COVID-19 em Bragança Paulista.

Já em 2021, nos três primeiros meses e no decorrer de abril, os números aumentaram. Até ontem, só de COVID-19 foram 258 mortes. Em nota a Secretaria de Comunicação da Prefeitura divulgou que março teve um “recorde de sepultamentos, sendo 242 casos, quando a média era 90/100 casos mensalmente.”

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:00
WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *