Colóquio “Dos Saberes Femininos aos Fazeres Cotidianos” acontece sábado

Colóquio “Dos Saberes Femininos aos Fazeres Cotidianos” acontece sábado

Atividade é promovida pelo CDAPH na Universidade São Francisco

 

Neste sábado (11),  das 9h às 12h acontece a 41ª edição do Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre histórias e memórias, promovido pelo CDAPH (Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação) da Universidade São Francisco.

O encontro vai mobilizar diferentes vivências e experiências no campo “Dos Saberes Femininos aos Fazeres Cotidianos”. Para tanto, acolherá narrativas e reflexões diversas acerca de ações femininas que se concretizam como prática social, em diferentes áreas da cultura.

[exactmetrics_popular_posts_inline]




O Colóquio acontecerá presencialmente na Sala Web 1 – Câmpus Bragança Paulista da Universidade São Francisco e contará, também, com transmissão remota via canal do Youtube da USF.

Para obtenção do certificado de participação, é preciso realizar a inscrição pelo link: https://www.usf.edu.br/apps/eventos/inscricao/?evento=97217

E, para participar do Colóquio de forma remota, basta acessar o link no dia e horário do evento: https://youtube.com/live/MTKzMsGU3N0?feature=share

Participam deste colóquio mulheres de diferentes contextos e atividades que trarão seus saberes para o centro do bate-papo, promovendo assim, um encontro potente e enriquecedor. A mediação será realizada por Shel Almeida e Vera Abib.

Além  da conversa com todas as participantes acontecerá uma performance que unirá música e dança realizada pelas convidadas Irmei Liz e Luciana Mascarenhas.

Na ocasião também haverá arrecadação de barras de chocolate, de qualquer tipo, para o projeto Formiguinhas, cuja coordenadora, Célia de Lima também é uma das convidadas.

Convidadas
  • Ana Maria de Oliveira – É jornalista há mais de 20 anos. Passou pelos principais e mais tradicionais jornais impressos de Bragança Paulista, até fundar, em 2015, o primeiro portal online jornalístico da cidade o Jornal Em Pauta, com conteúdo exclusivo para o digital. Hoje é diretora de jornalismo do site,  consolidado como o de maior número de acessos no segmento, na cidade.
  • Anna Lorena Dias – É formada em Física e também Farmacêutica Industrial, com especialização em Farmácia Clínica. Aluna de iniciação científica pela FAPESP e graduanda em Matemática pela  Universidade Tecnológica de Curitiba. Professora titular de cargo em física pelo Estado de São Paulo, onde atua desde 2010. Mulher trans, foi suplente do Conselho Municipal da Juventude de Bragança Paulista.
  • Célia de Lima – É empreendedora social e funcionária pública aposentada. Fundou e coordena o projeto Formiguinhas, que atua em prol de pessoas carentes de toda a cidade, desde 2002. Entre outras condecorações, recebeu a Medalha Zilda Arns, pela Câmara Municipal, e a comenda Ignácia da Silva Pimentel e Antônio Pires Pimentel, pelo município de Bragança Paulista, por sua atuação em causas sociais.
  • Daniela Romanesi – É diretora de arte e fotógrafa. Formada em Publicidade e Propaganda e Design Gráfico. Na fotografia trabalha em conexão com a natureza e a macrofotografia. Tem o olhar voltado para os pequenos detalhes e busca tornar nítido e trazer à tona esse universo que se revela cheio de sensações. A fotografia e o design carregam nuances de seu encantamento pelas formas, cores e sensações.
  • Delza Missias – É empreendedora e consultora em DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão), com mais  de 20 anos como profissional em gestão de publicidade em veículos de comunicação como Revista Raça, Editora Globo e na indústria audiovisual  (cinema), somados à administração de projetos sociais na periferia de São Paulo,  por 15 anos.
  • Francislaine Calazans – É pedagoga, professora de Educação Infantil, pós graduada em Gestão Escolar e Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Étnico Sociais e ou Raciais. Membra das Comissões da Verdade sobre a Escravidão Negra de Bragança Paulista e da Igualdade Racial pela OAB local. É presidente da Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Acadêmicos da Vila.
  • Helena Ribeiro Ruschel  – É designer e produtora cultural. Idealizadora e gestora do espaço cultural Casa Lebre. Apoia e desenvolve projetos que estimulam o pensamento, a criação e a experimentação. Atua em Bragança Paulista desde 2013, ao integrar a equipe de produção do Festival Arte Serrinha e a coordenar os processos educativos da Fazenda Serrinha.
  • Irmei Menezes de Liz  – É idealizadora, fundadora e maestrina da Orquestra de Viola Caipira Violeiros do Rio Jaguari. É uma das poucas mulheres à frente de uma orquestra de viola caipira no Brasil, é uma das pioneiras a ocupar esta posição, É professora de Música e formada em psicologia.
  • Karine Elizabeth Rosa da Silva – É advogada, especialista em Direitos Humanos e Lutas Sociais (UNIFESP); Especialista em gestão estratégia de Negócios- MBA (USF); Residente  da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Conciliadora e mediadora pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
  • Luciana Garcia Mascarenhas – É escritora, musicista, dançarina e instrutora de meditação. É idealizadora do espaço Plenilunium,  que atua no desenvolvimento de projetos que associam a Dança e a Meditação, como um possível caminho para fortalecimento do princípio feminino do psiquismo e da natureza humana, trabalhando o complexo corpo, mente e emoções.
  • Natália de Miranda Cintra  – É empresária da área da beleza e coach de diversidade de gênero. Mulher trans, heterosexual, binária e Yalorixa em formação. Titular no Conselho de  Políticas Culturais e Conselho da Juventude, ambos na cadeira de Diversidade Sexual e de Gênero. Membra da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB local e consultora e colaboradora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres
  • Shel Almeida – É jornalista, fotógrafa e agente cultural. Atua como repórter e assessora de imprensa. É idealizadora e realizadora dos projetos fotográficos Caminhando pela Cidade, onde resgata memórias urbanas por meio de registros da arquitetura, e de seu desdobramento, Perspectivas Urbanas, exposição em outdoor. Foi presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
  • Vera Abib – É gestora e produtora independente de projetos de integração entre arte, cultura e educação. Fundadora e gestora da Casa do Movimento. É idealizadora e produtora do C.O.R.P.O – Encontro de Dança. Atuou no Ponto de Cultura Oca–Escola Cultural. Foi gestora e produtora cultural do Instituto Brincante. Foi coordenadora no Instituto Entrando em Cena.

Foto: Mariana Magalhães

📰Curta a página Bragança Em Pauta Eventos no Facebook
📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *