Coluna do Marcus Valle: A guerra !
*Por Marcus Valle
Guerra
A guerra Rússia x Ucrânia vai completar 1 ano. É claro que a Rússia vai destruir o seu adversário, mas o custo humano, político, financeiro foi terrível, inclusive para os russos.
O plano era tomar o país em 15 – 20 dias, e o governo ucraniano fugiria, e se implantaria um governo pró – Rússia.
Deu errado. Não contavam com a resistência, o reflexo se estendeu para a economia mundial. Milhares de mortes, milhões de refugiados e desabrigados.
Nova guerra?
Muita gente teme uma invasão da China em Taiwan (antiga China Formosa). Se isso ocorrer, pode gerar uma guerra muito pior do que a da Ucrânia, pois os EUA terão que se envolver diretamente. Seria um desastre para o mundo todo.
Atrasos e desencontros
Em Bragança, o forte da administração do Grupo Chedid sempre foi a de manter o município com excelente aparência e manutenção, e a promoção de festas e eventos. A crítica ao grupo sempre foi de não priorizar áreas sociais (Educação, Cultura, Saúde), e de ser implacável com adversários. Ultimamente, com a morte de Jesus Chedid, nota-se que aumentou em muito os atrasos nas obras, e uma descoordenação entre as secretarias.
Isso tem gerado desgastes e críticas.
Governo federal
No plano nacional, a vitória do senador Rodrigo Pacheco para a presidência do senado, é benéfica ao governo Lula/Alckmin.
O país continua dividido, mas o governo ganhou espaço e fôlego, com os absurdos acontecimentos de 8 de janeiro, e a união em torno do regime democrático.
Mas, o governo federal não pode cometer grandes erros. Tem que promover uma gestão equilibrada, firme (mas não odiosa), e acima de tudo, transparente. Um governo para “todos” (embora nunca seja possível agradar 100%).
Estradas
No plano estadual, nossa Prefeitura certamente deve manter boas relações com o governador (e com o presidente da república também). Temos sérios problemas de estradas na nossa região (e muitos outros), e é evidente que se houver confrontos, seremos prejudicados. Mesmo quando havia uma ligação direta entre governador e prefeito, não conseguimos obras necessárias (verbas são limitadas). Agora, a situação é mais difícil.
Dica de filme
O ator Tom Hanks é o personagem principal do filme “O pior vizinho do mundo” (o nome em inglês é “um homem chamado Otto”).
É uma comédia/dramática, que embora com alguns clichês previsíveis, faz o espectador rir e se emocionar. Vale a pena!
Ônibus
Os “ônibus” continuam gerando enormes reclamações em Bragança. A Prefeitura está com um “mico” enorme. O contrato com a empresa está na justiça, e os usuários sofrem muito (horários, linhas, atrasos, condições dos veículos etc).
É um problema crônico… cada vez mais grave.
Cuidado
Muita gente “não tem noção” de como utilizar a internet. Postam Fake News, compartilham absurdos, ofendem, julgam, e muitas vezes, cometem crimes (até sem perceber).
Aumentou em muito o número de processos (criminais ou de indenização) por causa da utilização indevida.
Há muitos golpes cometidos (vendas de produtos que não existem, extorsões usando mulheres ou adolescentes, captação de dados bancários etc.)
Juro que é verdade
Havia uma loja que pertencia ao Sr. Almir, e a seu filho Rafael. Almir falava demais, era super prolixo.
Eu e o Marcelo Pupo entramos na loja, e o Paulinho, filho do Marcelo, escondeu-se atrás do balcão, sendo encontrado pelo Sr. Almir.
Ele veio contando:
– “QUANDO EU MORAVA EM SANTOS, E O RAFAEL ERA PEQUENO, EU E MINHA ESPOSA NOTAMOS QUE ELE SUMIU E SAÍMOS A PROCURAR PELA CASA”.
Nós sabíamos que a história ia se alongar e perguntamos:
– ONDE ELE ESTAVA?
Mas Almir contou que procuraram atrás do sofá da sala, e nada. Procuraram atrás do móvel da cozinha e nada… atrás da máquina de lavar… e nada, embaixo das camas dos quartos … e nada.
Marcelo, desesperado, tentava abreviar a história, dizendo:
– E ONDE ESTAVA O RAFAEL?
E Almir dizia:
– ESPERA PARA VOCÊ VER… ESPERA.
E continuou o relato. Procuraram no quintal… e nada, no quarto da empregada… e nada, até na casinha do cachorro… e nada (todos esses lugares devidamente detalhados pelo Almir).
Depois de uns 15 minutos de narração, ele colocou o final no suspense:
– O RAFAEL ESTAVA NO GUARDA ROUPA DO QUARTO.
Nós ficamos cansados de ouvir tal história, e resolvemos ir rapidamente embora. Quando saímos, surgiu o Rafael, que ainda não tinha nos visto, e disse:
– UÉ… JÁ FORAM ATENDIDOS? JÁ VÃO EMBORA?
Eu não aguentei e disse:
– RAFAEL, PELO AMOR DE DEUS… VÊ SE DA PRÓXIMA VEZ VOCÊ SE ESCONDE NUM LUGAR MAIS FÁCIL.
Ele não entendeu nada.
*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador.
Contato: [email protected]
A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.
Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter
Dr. Marcus Valle, sempre com causos interessantes. Abraço