Coluna do Marcus Valle e o trânsito horrível de Bragança Paulista

Coluna do Marcus Valle e o trânsito horrível de Bragança Paulista

*Por Marcus Valle

 

Decoração linda… Trânsito horrível

Prefeitura já fez a decoração de Natal nos principais locais. Como sempre, o Grupo Chedid é muito caprichoso nisso e a maioria das pessoas gostou muito.

Mas o trânsito está horrível, infernal, irritante, perigoso nas últimas semanas. Chuvas causaram algumas avarias, e a interrupção de parte da Av. dos Imigrantes complicou tudo.

Além dos erros normais, isso piorou a coisa de vez. Andar de carro em Bragança está sendo no mínimo irritante, para não dizer torturante.

Privatizar a Sabesp?

O governo do estado está empenhado em privatizar a Sabesp. É um tema polêmico que exigiria muitas análises e discussões.

Existem muitos argumentos (pró e contra) que devem ser analisados, tecnicamente, sem paixão política.

A Sabesp funciona bem em geral (tem erros pontuais). Não é deficitária, não necessita de dinheiro público para funcionar. É diferente de empresas estatais ineficientes (como a de telefonia por exemplo) em que a privatização trouxe algo muito melhor.

Argumentos favoráveis à privatização: administração mais eficiente, sem contratações políticas, maior agilidade para investimentos (exemplo telefonia).

Argumentos contrários: objetivo de lucro que é o principal pode encarecer tarifas, ou até conter investimentos. Exemplo, empresa de energia da capital SP que está sendo muito contestada nas últimas semanas.

Enfim.. não é algo para se precipitar.

Árvores: A regra é manter

Prefeitura precisa urgentemente ter uma equipe técnica para analisar as condições das árvores que estão nas vias públicas, que com ventos e tempestades podem cair e causar danos.

Também é necessária uma equipe técnica, que analise com urgência os pedidos (muitos injustos, outros não) de cortes de árvores, feitos por cidadãos.

Quando não há uma resposta em tempo razoável, a tendência é que as arvores sejam envenenadas, ou cortadas ou destruídas ilegalmente (pode haver até casos de corrupção).

O ideal é só permitir corte ou poda de arvores em casos comprovadamente justificáveis, (perigo de queda, comprometimento da calçada ou imóvel, que esteja causando danos públicos ou privados). A regra deve ser: manter ou aumentar o número de arvores, a exceção é retirar espécies plantadas inadequadamente, ou que estejam causando riscos.

Eleições municipais

Oposicionistas ao governo municipal (Grupo Chedid) embora desunidos e desentrosados, tem procurado se reunir para chegar a um difícil consenso de lançar uma só candidatura, e não se dividir.

De início será muito difícil (embora eleições municipais sejam diferentes das demais) unir extremistas de direita e de esquerda que acreditamos ser 20% do nosso eleitoral – 15×5 para a direita).

Se tivermos várias candidaturas, o Grupo Chedid, embora desgastado e com sérios problemas administrativos (ônibus, obras paradas, trânsito horrível etc.) pode vencer facilmente.

Evento importante

Estive terça feira, na abertura da XVIII semana da diversidade LGBTQIA+, que ocorreu no Centro Cultural Teatro Gomes.

A apresentação ficou a cargo de Atilio Nory. Assisti as duas excelentes palestras 

1-“Diversidade Sexual e de Gênero, com Tennarci Ponciano;

2- Patologias causadas pelo preconceito sofrido por LGBTQIAPN, e os desafios, com a psicologia Maria Cristina Zago.

Evento muito bem organizado. Chamou a atenção a ausência da classe política no local: Dos vereadores (só estava presente a presidente da Câmara Gi). 

Necessidade de maior participação da sociedade para se aliar no combate aos preconceitos e perseguições.

Redes e Tarrafas

Continuam ocorrendo casos de pescas com redes e tarrafas no Tanque do Moinho.

Há várias reclamações nos últimos 10 dias.

Red Bull

O Red Bull Bragantino é um dos 6 (seis) times que podem ser campeões brasileiros. Palmeiras (favorito), Grêmio, Botafogo, Atlético Mineiro e Flamengo são os candidatos.

Esse é o campeonato (de pontos corridos) mais equilibrado da história.

Como o sistema de clube – empresa, o Red Bull Bragantino tem uma administração profissional, ao contrário da maioria dos Clubes que tem dívidas enormes, má gestão e até corrupção.

Prefeitura precisa agir

Tenho observado que cada vez mais, se agrava a questão de saúde mental da população.

Muitas pessoas estão estressadas, intolerantes, deprimidas com quadros de ansiedade, bournout, pânico etc.

São comuns brigas e discussões fúteis em locais públicos, em clubes, no trânsito, e pelas redes sociais (onde as pessoas ficam mais “valentes” e audaciosas).

Também aumentou em muito o número da divórcios e separações, e de casos de agressões a mulheres e grupos mais vulneráveis. Há menor empatia, mais individualismo.

As razões são muitas (globalização, consumismo, redes sociais, extremismo político… tudo isso agravado pela pandemia.

Insisto que o poder público, inclusive as prefeituras devem ter mais atenção, investir mais no setor de saúde mental.

Juro que é verdade

O saudoso Tadeu Ortiz me contou uma história inesquecível. Que quando foi gerente do BANESPA em Pinhalzinho, passou por uma situação inusitada. Um cidadão o procurou no banco, para fazer um empréstimo, e ele explicou que era necessário um avalista. Minutos depois o cara voltou, acompanhado de um prospero empresário, e perguntou: –ELE SERVE COMO AVALISTA

Antes que o Tadeu respondesse o empresário se postou atrás do sujeito, e começou a fazer gestos negativos com as mãos. Tadeu segurou o riso, fingiu examinar uns papeis e disse ao empresário: –INFELIZMENTE O SENHOR NÃO PREENCHE OS REQUISITOS. O ex futuro avalista fez cara de triste e disse: –QUE PENA.

Noutro dia mandou um vinho chileno para o gerente

*Marcus Valle é advogado, professor universitário e ex-vereador. 

Contato: [email protected]

A Coluna do Marcus Valle é publicada todos os sábados. Para conferir as colunas anteriores basta clicar aqui.

📲Entre nos grupos de notícia do WhatsApp do Jornal Em Pauta ou do Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Twitter

 

Um comentário em “Coluna do Marcus Valle e o trânsito horrível de Bragança Paulista

  1. Um anel viário desviaria quase metade do trânsito,mas,como isso não dá voto vamos fazer FESTAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *