Coluna do Marcus Valle e os três meses de governo

*Por Marcus Valle
Dica de filme
Está sendo muito comentado por todos os críticos de cinema a minissérie “Adolescência”, que está em cartaz na Netflix, em 4 episódios de 60 minutos.
Está sendo debatida em todo mundo, inclusive no Reino Unido, onde se passa a história.
Um adolescente de 13 anos, aparentemente inofensivo, de classe média baixa, com família, mata uma colega da escola com várias facadas.
No filme se discute o motivo, qual a causa desse terrível evento. E ai se percebe a enorme influência das redes sociais com adolescentes, e o despreparo dos pais, e educadores e até da polícia, para detectar, e tomar providencias ou prevenir tais tragédias.
Vale a pena assistir.
Maiores contestações
Após 3 meses de mandato, tivemos vários problemas na administração municipal.
- Implantação da taxa de iluminação pública.
- Aumentos sem critérios na arrecadação de IPTU.
- Cortes de verbas na área de esportes, e convênios com entidades de trabalho social.
- Obras urgentes atrasadas como pontes em locais de grande trânsito.
- Anúncio de pedágios como solução para estradas da região.
Lago do Orfeu
Muito triste e chocante a situação do Lago do Orfeu, que está sem água, esvaziado há muito tempo, com obras paradas.
É absurda a situação. Tudo pela intransigência da Prefeitura que desde 2019 insistiu em fazer projeto invasivo e mais caro no local.
Taxa de iluminação
Pessoal está revoltado e centrado nos grandes aumentos do IPTU, mas ainda não percebeu que irá receber taxa de iluminação pública na conta de energia (projeto aprovado em dezembro sem grandes discussões).
Há um abaixo assinado correndo para obter as adesões necessárias (5% dos eleitores) e apresentar projeto popular de revogação.
Preventório
Muita gente chocada com corte de árvores no prédio do antigo preventório.
Quando vereador eu fiz lei que foi aprovada, tornando a área de proteção. Edis Coxinha e Quique pediram informações. Para terem feito essa supressão infeliz das árvores, provavelmente a Prefeitura deve ter obtido uma autorização de órgãos ambientais – o que me parece equivocado.
Se não tiver autorização é crime.
Piscinão sem conservação
Tanto o radialista Claudio Moreno como o edil Quique Brown mostraram pela internet que o “piscinão” da Avenida Alberto Diniz está sem manutenção, o que facilitará a ocorrência de enchentes.
Manobra legal
Embora seja prerrogativa de qualquer vereador (a) pedir informações em relação a projetos de lei, ficou evidente que a vereadora Sônia que é da bancada situacionista, poderia obter facilmente tais ” dados” na prefeitura e sua atitude em assim proceder irá atrasar a votação do projeto em mais de 30 dias, desmobilizando os protestos.
É óbvio tal resultado.
Assim sendo, querem manter os grandes aumentos do IPTU.
Ônibus circulares
Incrível. Não há um dia que não haja reclamações sobre os péssimos serviços do transporte coletivo.
Veículos sem conforto e segurança, atrasos, falta de motoristas, quebras constantes…enfim, uma crueldade inadmissível com os usuários.
E a Prefeitura pretende adquirir ônibus novos e “emprestar” para a empresa usar.
Fala- se em 70 milhões, mais ou menos o quanto se pretendia arrecadar com as altas do IPTU.
Ginásios de esportes
Ginásios de esportes estão em más condições. São utilizados por várias atividades incompatíveis (comércio, reuniões com grande público etc.) o que danifica constantemente o piso e outras instalações.
Há quem brinque: –AS VEZES SE USAM ATÉ PARA FAZER ESPORTES.
Radicalização
No Brasil a política está radicalizada, sem diálogo, uma verdadeira guerra.
Em Bragança temos observado que também não há diálogo, e que as discussões muitas vezes extrapolam a parte política, chegando ao pessoal. Nunca vi um clima tão belicoso, onde algumas vezes o adversário político passa a ser tratado como inimigo pessoal.
A tendência é piorar se não houver um diálogo civilizado, sem imposições, verdades absolutas e ofensas.
Juro que é verdade I
Um rapaz de Bragança, certa vez, foi à casa da namorada pela 1ª vez, e “apertado” foi ao banheiro. Só que era um lavabo que só tinha pia e vaso sanitário.
Ao terminar suas necessidades fisiológicas viu que não havia papel higiênico e achou extremamente constrangedor gritar pedindo ajuda.
Resolveu higienizar-se na pia, que era uma peça delicada (moderna para a época) e frágil.
Ao apoiar-se, a pia cedeu e desabou… ele caiu, fazendo um enorme estrondo.
A família ouviu o barulho e teve que levá-lo ao hospital, pois ele sofreu um grave corte nas nádegas.
Nem Peter Seller´s, o Pantera Cor de Rosa, ou o personagem do filme “Quem vai ficar com Mary” foi tão desastroso e hilário.
Juro que é verdade II
Na faculdade eu dava aula de Direito Penal, e numa das salas tinha um aluno que era muito fraco, ia muito mal nas provas e precisava tirar nota máxima no exame, para não ser reprovado. No dia do exame ele passou no meu escritório, eu não estava, e deixou como presente, um litro de uísque 30 anos. Eu, constrangido com o suspeito regalo, procurei o diretor da faculdade, narrei o fato e perguntei:
– O QUE QUE EU FAÇO?
Sem pestanejar ele disse:
– REPROVE ELE E TOME O UISQUE.