Com 653 dias em atraso, obra da Praça Central entra na “fase final”
A Prefeitura de Bragança Paulista informou nesta semana que as obras na Praça Central estão em sua “fase final”.
“A Praça Raul Leme, no Centro, está em fase final de obras e em breve estará totalmente revitalizada para a população”, informou a Secretaria de Comunicação.
Vale lembrar, que o local era para ter sido entregue em 1° de janeiro de 2023. Portanto, apresenta um atraso de 653 dias, caso fosse entregue hoje.
PRAZO INICIAL PREVISTO
De acordo com o contrato n° 088/2022, celebrado entre a Prefeitura de Bragança e a empresa FM Empreendimentos, assinado em 25 de maio de 2022 pelo então prefeito Jesus Chedid, o prazo para conclusão da obra era de 7 meses, para reforma das duas praças, o que não foi feito.
Posteriormente, em março de 2023, a Prefeitura desistiu de realizar o “pacotão de obras” e publicou na Imprensa Oficial do município um Extrato de Notificação para possível aplicação de penalidade à empresa FM Empreendimentos Eireli. Era o primeiro passo para o rompimento do contrato.
NOVA LICITAÇÃO
O Governo Municipal teve então que realizar uma nova licitação. O valor antigo era de R$ 2 milhões e 605 mil. Já na nova licitação, a obra ficou mais de meio milhão mais cara e saiu por R$ 3 milhões e 200 mil reais. Um aumento de aproximadamente 22%. Isto além dos valores pagos para à antiga construtora.
Aliás, a única empresa a participar deste segundo processo licitatório foi a Teto Construtora S.A, que sagrou-se vencedora. O prazo inicial para conclusão da Praça José Bonifácio (parte de trás da Catedral) e Praça Raul Leme (parte da frente da Catedral) era 22 de dezembro de 2023, o que novamente não foi cumprido.
OBRAS EM ETAPAS
Portanto, em outubro de 2023 ocorreu a inauguração da Praça José Bonifácio. Já a Praça Raul Leme teve sua obra dividida em mais duas etapas e ainda não ocorreu entrega formal.
De acordo com a SECOM, no momento, a equipe de trabalho está fazendo a preparação dos canteiros para paisagismo e realizando a infraestrutura para a parte elétrica. A obra já teve a primeira etapa, até o pergolado, finalizada e agora está na etapa final. O projeto total inclui a instalação de pedra portuguesa, execução de Rosa dos Ventos no piso, colocação de canteiros, postes com iluminação em LED, novos bancos, revitalização do pergolado, execução do espelho d’água e fonte.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky