Criança de 6 anos, não vacinada, morre com COVID-19 em Extrema

Criança de 6 anos, não vacinada, morre com COVID-19 em Extrema

O município de Extrema, divulgou na tarde desta sexta-feira (4) que uma criança de 6 anos, morreu com COVID-19, no município durante a semana. A criança não estava vacinada.

De acordo com o boletim, a criança apresentou na internação um quadro de trombose venosa profunda e evoluiu com quadro de embolia pulmonar, não resistiu e faleceu. Ela testou positivo para COVID-19.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Embora na maioria dos casos de COVID os pacientes tenham sintomas leves como febre, tosse, cansaço, perda de paladar ou olfato, dores de garganta, cabeça e diarréia, parte dos pacientes evoluem para quadros mais graves e alguns enfrentam problemas na coagulação sanguínea, que podem causar trombose.

VACINAÇÃO

Para evitar casos graves da doença, independente da idade, a vacinação segundo os infectologistas é extremamente importante.

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos, teve início no dia 14 de janeiro no Brasil com doses da Pfizer. No dia 20, foi a vez de se iniciar a vacinação com doses da CoronaVac.

Assim como para os adultos, a vacinação infantil é extremamente importante no combate a COVID-19. Ambas as vacinas são aprovadas pela ANVISA, bem como outros órgãos internacionais já que elas são usadas em outros países.

De acordo com dados da Prefeitura de Extrema, somente em janeiro, cerca de 100 crianças testaram positivo pro COVID-19 no município, sendo que 4 delas foram internadas em razão da doença e submetidas ao Hospital Municipal de Campanha. Além disso, outras 55 crianças também ocuparam os leitos de enfermaria por apresentarem síndromes gripais.

Extrema deu início à campanha de vacinação infantil dia 20 de janeiro. A prioridade foram as crianças com comorbidades. Mas desde o dia 28, a vacinação foi aberta para todas as crianças a partir de 5 anos.

Com base nos dados da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, 10,83% do público estimado nessa faixa etária, que é de cerca de 1,8 milhão de meninos e meninas, foram vacinados em Minas Gerais.

DIA C DA VACINAÇÃO

São Paulo é o Estado com mais crianças vacinadas. Segundo dados estaduais, 43,09% das crianças de 5 a 11 anos já foram vacinadas, o que significa 1.724.937 mil crianças.

Para que um maior número de crianças possam ser vacinadas em diversas cidades do Estado, neste sábado (4) acontece o chamado “Dia C de Vacinação” para crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. As unidades básicas de saúde abrirão para vacinar com livre demanda, ou seja, sem agendamento.

Bragança Paulista, no entanto, não aderiu à campanha. Em contrapartida, o município abriu hoje o agendamento e segue vacinando as crianças do grupo de 5 anos, com a vacina da Pfizer e do grupo de 6 a 11 anos, com a CoronaVac.

Para o primeiro grupo, na noite desta sexta-feira (4), há horários disponíveis para agendamento nas seguintes Unidades de Vacinação: Santa Luzia e Centro de Saúde do Lavapés, a partir de segunda-feira (7).

Já para o segundo grupo, os horários estão à disposição dos pais e responsáveis em 23 Unidades de Vacinação: Centro de Saúde do Lavapés e Unidades de Saúde Santa Luzia, Planejada II, Parque dos Estados II, Água Comprida, Jardim da Fraternidade, Nilda Coli, Parque dos Estados I, Pedro Megale, Águas Claras, Vila Bianchi, Cidade Jardim, São Lourenço, São Miguel, Vila Aparecida, Vila Mota, Toró, Planejada I, Marcelo Stefani, Mãe dos Homens, São Vicente, Casa de Jesus e Hípica Jaguari.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

No Em Pauta, você encontra notícias atualizadas sobre a COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região, participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *