Estudantes de Bragança participam da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Estudantes de Bragança participam da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, em Novo Hamburgo/RS, a feira contará com representantes de 21 estados brasileiros e 12 países. 


Dentre os 24 trabalhos do estado de São Paulo a serem apresentados na 39ª edição da Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, alunas de Bragança Paulista estarão representando a cidade e o estado na feira que acontece em Novo Hamburgo/RS, no Centro de Eventos da FENAC, das 13h30 às 21h, entre os dias 22 e 24 de outubro.

As jovens pesquisadoras escolheram e analisaram temas na área de linguagem, estudando o termo “minion” na sociedade e “preto”, “negro” no dicionário.




Maria Clara Gobbo, estudante do IFSP, campus Bragança Paulista, analisou a formação de neologismos com a palavra “minion” e seus efeitos de sentido na sociedade. Com base nos estudos teóricos sobre os conceitos linguísticos, a estudante selecionou postagens da rede social “X” (antigo Twitter) como objeto de análise. 

Em 2023, Maria teve seu trabalho premiado, com o terceiro lugar, em Ciências Humanas, na Bragantec, Feira de Ciências e Tecnologia que acontece no IFSP, campus Bragança, lhe credenciando para participar da FECIVALE, em Registro/SP. Com mais uma premiação conquistada, a estudante recebeu enfim a credencial para estar na Mostratec 2024. 

“Minhas expectativas são amplas, envolvem tanto o desenvolvimento pessoal quanto o profissional. Estou ansiosa para aprofundar meu conhecimento na área de pesquisa e acredito que interagir com outros jovens cientistas e especialistas de todo o mundo me proporcionará novas perspectivas”, disse Maria. 

“Além disso, estou entusiasmada com a possibilidade de vivenciar diferentes culturas e pensamentos. A troca cultural que uma feira internacional oferece é enriquecedora e pode inspirar novas abordagens em meu trabalho. Acredito que essa experiência será transformadora e contribuirá significativamente para minha formação como pesquisadora. Já é um enorme prêmio participar desta feira e poder representar o IFSP-BRA”, completou a estudante.

O projeto de Franciele de Souza trata-se do registro das palavras “preto” e “negro” em dicionários da língua portuguesa, buscando analisar como os dicionários definem os indivíduos ao longo dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI. 

Franciele conta que dividiu o projeto em três partes, onde buscou quais dicionários utilizar para análise, baseou-se em estudos e comparou para obter os resultados. 

“Para o desenvolvimento do projeto, dividi em três partes: A primeira foi a construção do corpus, para saber quais dicionários seriam utilizados para a análise dos verbetes ‘preto’e ‘negro’. Para a segunda, com base nos estudos da lexicografia e da análise do discurso, analisei os efeitos de sentido produzidos pelas definições para saber como são ideologicamente marcadas. Por fim, comparei essas definições a fim de perceber se houve diferenças ideológicas quanto ao seu registro”, conta a estudante. 

A estudante falou sobre as expectativas e se diz ansiosa para que mais pessoas do Brasil e também de outros países possam conhecer seu projeto. 

“Por ser uma feira que conta com mais de 700 projetos, estou ansiosa para apresentar meu projeto para mais pessoas de outros estados e países. Além disso, estou animada para conhecer outras pessoas, com outras culturas, sotaques, idiomas. Isso me deixa feliz e mais animada”, encerrou Franciele.

No total da Mostra, serão apresentados 795 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além disso, serão realizadas também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (SIET) e o Desafio de Robótica Mostrateck Atto.

Lembrando que a feira terá a participação de estudantes de diversos países, como: Argentina, Colômbia, Dinamarca, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Tunísia e Ucrânia.

Oferecidos por 30 organizações, os prêmios de incentivos educacionais estão estimados em cerca de R$1 milhão. A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo YouTube, através do canal “Mostratec Liberato”.

📲 Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
📲 Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *