EXCLUSIVO: MP investiga relatos de “fura-fila” da vacina em Bragança e região

EXCLUSIVO: MP investiga relatos de “fura-fila” da vacina em Bragança e região

A tão esperada vacinação contra a COVID-19 tem causado polêmica desde que teve início no Brasil. Destinada a princípio para profissionais de saúde, bem como idosos em asilos, muitas são as reclamações país a fora de que tem gente furando fila e sendo vacinado sem ser do grupo prioritário.

No Estado de São Paulo, por exemplo, o Ministério Público recebeu até terça-feira, 26, mais de 100 relatos de “fura-fila” da vacina. O MP divulgou em nota que há relatos de que pessoas, sem ser do grupo prioritário, foram vacinadas em Bragança Paulista.

O nome dos possíveis “fura-fila” no entanto, não foram divulgados já que o caso segue em investigação.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

A vacinação em Bragança

Bragança Paulista recebeu até agora dois lotes de vacina. No primeiro lote, na semanada passada, o município recebeu  2.360 doses da vacina Coronavac. Esta vacina é produzida em parceria do laboratório Sinovac, da China, com o Instituto Butantan.

As doses foram aplicadas em profissionais do SAMU e Bom Jesus, bem como nos hospitais como Santa Casa, Hospital Universitário São Francisco e Hospital Bragantino.

Na última terça-feira, 26, a Secretaria de Saúde recebeu mais 1810 doses de vacina contra a COVID-19. Desta vez, as doses são da AstraZeneca/Oxford em parceria com a Fiocruz.

Neste caso, além de dar continuidade a vacinação nos hospitais, a Secretaria de Saúde usou as doses para vacinar os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde do município.

Todas as doses, segundo os dados iniciais divulgados pela Secretaria de Saúde de Bragança Paulista foram aplicadas, ou seja, ao todo 4.170 pessoas já foram imunizadas no município.

O vacinômetro divulgado nas redes sociais do município,  no entanto, mostra um número divergente deste. Segundo a publicação no facebok da Secretaria de Saúde mais pessoas já foram vacinadas, totalizando 4252 vacinas aplicadas no município.

Outras cidades com denúncia

Na região também há denúncias de casos de “fura-fila” nas cidades de  Águas de Lindoia e Amparo.

Outras cidades onde o MP investiga se houve vacinação irregular são: Capital, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Araras, Bauru, Botucatu, Campinas, Diadema, Duartina, Ferraz de Vasconcelos, Guaratinguetá, Guarulhos, Jacareí, José Bonifácio, Lins, Lucélia, Mauá, Mogi Mirim, Monte Alto, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Porto Feliz, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D´Oeste, Santana de Parnaíba, Suzano, Urupês, Vargem Grande do Sul e Votuporanga.

Consequências
Todos os relatos estão sendo analisados e encaminhados às respectivas Promotorias de Justiça, visando à responsabilização dos infratores.

O MP ressalta que ao impedir a proteção dos grupos mais vulneráveis da sociedade, a conduta é prejudicial à saúde pública e pode configurar ilícito penal e até mesmo ato de improbidade administrativa.

Eventuais denúncias sobre “fura-fila” no Estado de São Paulo podem ser apresentadas por meio do Atendimento ao Cidadão e da Ouvidoria do Ministério Público de São Paulo, preenchendo, com a máxima clareza e detalhes, o formulário disponível no link: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/home/home_interna.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Bragança Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *