Frio aumenta vulnerabilidade das “invisíveis” pessoas em situação de rua

Frio aumenta vulnerabilidade das “invisíveis” pessoas em situação de rua

O inverno começa só dia 21 de junho, mas na noite deste sábado, 22, por volta das 20h, o termômetro na Praça Raul Leme, em Bragança Paulista já registrava 16ºC. Quem saiu de casa, mesmo com o frio, encontrou as ruas praticamente vazias.

Se por um lado, a maioria das pessoas optou por ficar no conforto, dentro de casa, outros, sequer têm onde dormir. Este contraste social é evidenciado a cada dia com pandemia da COVID-19 e com a chega do inverno.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, em março do ano passado, havia no Brasil 222 mil pessoas vivendo nas ruas, em praças, prédios abandonados, embaixo de viadutos e pontes, com quase nenhum acesso à higiene, por exemplo.

 

Apesar de tanta gente vivendo nesta situação, a população em situação de rua na maioria das vezes parecem invisíveis. Em Bragança Paulista, não é diferente. Na noite de ontem, a reportagem do Jornal Em Pauta circulou por alguns pontos da cidade, onde estes costumam ficar.

Na Praça do Matadouro, um homem dormia na calçada, sem qualquer cobertor. Ele estava deitado perto de seu carrinho de sucatas, como se quisesse proteger tudo que tem.

Já na Praça da Bíblia, enquanto pessoas esperavam o ônibus circular para voltar para casa depois do trabalho uma pessoa em situação de rua se ajeitou com seus cobertores e poucos pertences, em um banco.

Na Concha Acústica, havia um grupo, tentando se proteger do frio. Populares já haviam passado pelo local, distribuindo cobertores e comida na tentativa de amenizar o sofrimento.

PREFEITURA RETIROU PERTENCES

A Prefeitura de Bragança Paulista divulgou uma nota que no dia anterior realizou a limpeza de áreas da cidade com acúmulo de lixo e entulho, eventualmente deixados por pessoas em situação de rua e dependentes químicos.

Entre os locais onde a tal limpeza foi realizada estavam: Concha Acústica, Avenida Santa Isabel, Ciles Florisvaldo Grasson, Praça Jacinto Osório, Bosque Ciro Berlink.

Segundo a Prefeitura, foram removidos destes locais 2 caminhões de lixo e entulho. Todavia, eles acabaram removendo colchões utilizados por estas pessoas.

Durante a ação 12 pessoas foram abordadas e orientadas. Dois dos moradores em situação de rua abordados, segundo a Prefeitura retornaram para suas casas. Outros dois foram encaminhados ao Centro POP e os demais dispersaram e deixaram o local no qual se encontravam, recusando o auxílio das equipes.

Em nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Bragança Paulista disse que a iniciativa tinha “como principal objetivo promover a limpeza destes locais e consequentemente impedir a proliferação de animais peçonhentos, insetos e mosquitos transmissores de doenças virais, que são prejudiciais à saúde humana. Além de oferecer auxílio às pessoas abordadas, através dos serviços sociais concedidos pela SEMADS”.

A nota também pede que a população denuncie situações de moradores de rua para Centro POP pelo telefone (11) 4032-6400 ou para a SEMADS pelo telefone (11) 4033-3065.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Um comentário em “Frio aumenta vulnerabilidade das “invisíveis” pessoas em situação de rua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *