Justiça mantém “passaporte da vacina” em Bragança Paulista

Justiça mantém “passaporte da vacina” em Bragança Paulista

A Justiça de Bragança Paulista, por meio da 4ª Vara Cível, indeferiu ontem (21) um pedido de liminar impetrado por dois moradores da cidade, que questionavam o “passaporte da vacina” implementado pela Prefeitura de Bragança no início do mês.

Com isto, mantém-se a obrigação de apresentação de comprovante de 1ª e 2ª dose da vacina contra COVID-19 em restaurantes, lanchonetes, bares, buffets e similares, conforme estabelece o Decreto Municipal n° 3.841, datado de 08 de fevereiro de 2022.

[exactmetrics_popular_posts_inline]



De acordo com munícipes que buscavam a liminar, o Decreto Municipal “ofende a liberdade de locomoção (direito de ir e vir), assegurado pela Constituição Federal” e por isso pretendiam “livre acesso a restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, bares, buffets e similares dentro do município de Bragança Paulista, sem a necessidade de apresentação da carteira de vacinação contra a COVID-19”. Eles buscavam ainda a suspensão dos efeitos do Decreto.

O Ministério Público manifestou-se contrariamente ao deferimento da liminar e o juiz Rodrigo Sette Carvalho, acompanhou o indeferimento.

“Não se vislumbra ilegalidade evidente no ato administrativo que exige a comprovação do esquema de vacinação para ingresso nos estabelecimentos comerciais, por ser providência que visa conter o avanço da pandemia e disseminação das novas cepas do coronavírus, medida de interesse público que se sobrepõe à liberdade de locomoção”, afirmou na decisão.

“Na colisão entre direitos fundamentais, o direito coletivo à saúde se sobrepõe ao direito individual de livre locomoção”, concluiu.

Desta forma, permanece em Bragança Paulista, inclusive para os cidadãos reclamantes, a obrigatoriedade de apresentar o documento tanto na forma física como digital, através das plataformas e aplicativos disponíveis como do Poupatempo ou Conecte SUS.

NOTICIAS NO SEU CELULAR

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região, participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.




Um comentário em “Justiça mantém “passaporte da vacina” em Bragança Paulista

  1. Ontem fui até o shopping levar meu sobrinho para comer no McDonald’s.
    Na praça de alimentação que seria o maior local de contágio, não solicitou, porém, quando fui tomar um sorvete fora da praça em um quiosque do McDonald’s foi me exigido o passaporte.
    Quando chegamos na praça chegou uma delegação inteira de atletismo, imagina o risco?!
    É preciso fazer esse pedido para todos, sou a favor sim, o risco com certeza será menor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *