Manifestantes são recebidos com flores por profissionais de saúde

Manifestantes são recebidos com flores por profissionais de saúde

No final da tarde de sexta-feira, 5, um grupo de manifestantes contra o fechamento do comércio em Bragança Paulista se reuniu na Variante Farmacêutico Francisco de Toledo Leme e percorreu algumas ruas da cidade, em direção à Prefeitura. Lá, eles que são contrários a Fase Vermelha do Plano São Paulo, foram recepcionados com flores por profissionais de saúde do município.

O protesto acontece no dia que Bragança Paulista ultrapassa a marca dos 10 mil casos, registra 65% do aumento do número de mortes em comparação à 2020 e continua com 100% de ocupação em leitos de UTI e enfermaria, além de 11 pacientes em espera por leito.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

Em nota, a Prefeitura de Bragança Paulista informou que os profissionais de saúde que lá estavam representaram cerca 1.500 funcionários da área que atuam na linha de frente no combate ao Coronavírus e que lutam pela vida de cada cidadão bragantino há um ano.

A carreata passou pelo Jardim Nova Bragança, em frente à Morada das Pedras, escritório político de onde o prefeito Jesus Chedid, de 82 anos, que tem despachado de lá desde o início da pandemia, por ser do grupo de risco. A ideia é que o prefeito repense o Decreto Municipal e afrouxe as regras de quarentena.

O prefeito colocou o município na Fase Vermelha do Plano São Paulo, depois do sistema de saúde colapsar e ver o número de casos e mortes explodirem. Dias depois, o governador João Doria, acabou colocando todo o Estado na mesma fase.

O Decreto do prefeito é mais rigoroso do que o Estadual. Fechou escolas, igrejas e proibiu a comercialização de bebidas no final de semana. Ele pode até rever estas medidas que a princípio vão até o dia 8, porém, conforme decisão da Justiça, não tem poder para afrouxar as regras estaduais e, com isto, o comércio, academias e salões de beleza ficarão fechados, pelo menos, até o dia 19 de março.

Durante seu pronunciamento no início da semana a secretária Marina de Fátima de Oliveira ressaltou que ninguém estava satisfeito em tomar medidas restritivas, mas que neste momento, em que o sistema de saúde colapsou não há uma alternativa. Do dia do anúncio do colapso até hoje, a situação pouco mudou.

Aliado a vacinação, o isolamento e distanciamento social são importantes para barrar a transmissão do vírus, que diferente da primeira onda há um ano, tem proliferado mais rapidamente e atingindo severamente cada dia mais pessoas com menos de 60 anos.

Bragança Paulista tem hoje 75 pacientes internados por causa da COVID-19 sendo que outros 5 aguardam vagas em leitos de UTI e 6 em enfermaria. Além disso, 22 foram transferidos para longe de suas famílias, em hospitais de outras cidades.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *