MP recomenda suspensão de jogos de futebol e Federação Paulista discorda

MP recomenda suspensão de jogos de futebol e Federação Paulista discorda

O procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, recomendou ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, a suspensão de jogos de futebol, bem como atividades religiosas como cultos, missas e demais atividades de caráter coletivo, durante a Fase Vermelha do Plano São Paulo.

A Federação Paulista de Futebol (FPF), por sua vez, divulgou nota discordando da recomendação para suspensão dos campeonatos.
No início da pandemia, em março do ano passado, o Campeonato Paulista 2020 foi paralisado e só foi retomado em julho. Logo na sequência teve início o Brasileirão que só foi encerrado no dia 21 do mês passado.

A sugestão foi dada no Aviso 135/21 que será publicado no “Diário Oficial” de quarta-feira,10.

O pedido do procurador

No aviso, o procurador geral ressalta que, “à luz dos princípios da prevenção e precaução em matéria de saúde pública, tome as devidas providências para suspensão da realização de cultos, missas e demais atividades religiosas de caráter coletivo e de eventos esportivos de qualquer espécie, inclusive partidas de futebol, durante a fase vermelha do Plano São Paulo”.

Na recomendação, Sarrubbo destacou os diplomas legais e os acórdãos do Supremo Tribunal Federal (STF) que fundamentam a sua decisão, assim como enfatizou que “o recrudescimento da situação causada pela COVID-19, com o aumento do número diário de pessoas infectadas, de internações e de mortes” levou o governo a incluir todas as regiões do Estado na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo. Portanto, a suspensão das atividades religiosas coletivas e dos eventos esportivos torna-se imprescindível.

Em nota, o MP ressalta que na segunda-feira, os médicos que integram o gabinete de crise instituído pela PGJ para orientar os promotores e procuradores de Justiça no enfrentamento à pandemia apontaram a taxa de ocupação dos leitos de UTI e o maior índice de transmissibilidade das novas cepas do coronavírus como fatores críticos neste momento da crise sanitária.

Igrejas fechadas e jogos rolando

Em Bragança Paulista os cultos e missas já foram suspensos pelo prefeito Jesus Chedid, assim como as atividades esportivas amadoras.

Os treinos de atletismo na Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat) bem como os jogos do Red Bull Bragantino e do Red Bull Brasil no município, porém, foram liberados pela Prefeitura de Bragança Paulista. As equipes femininas e masculinas do Red Bull Bragantino, aliás, seguem treinando normalmente.
O Bragantino atem jogo marcado em Bragança Paulista pelo Paulistão no domingo, 14, a partir das 19h contra o Santo André. Já o Red Bull Brasil que continua treinando em Jarinu mandará um jogo em Bragança Paulista no dia 16, às 16h válido pelo Paulista A2 contra a equipe do Rio Claro.

Com a palavra a Federação

Após o anúncio do MP, o Comitê Médico, da Federação Paulista de Futebol, presidido pelo Prof. Dr. Moisés Cohen, se manifestou contrária a recomendação de paralisação das partidas.

A nota ressalta que “o futebol retomou suas atividades seguindo um rigoroso protocolo de saúde, elaborado pelos médicos de todos os clubes e pelo Comitê Médico da FPF”.

Na nota a FPF ressalta que os protocolos estão sendo seguidos à risca e além de vetar o acesso do público aos estádios, estabelece testes recorrentes aos profissionais dos clubes e limita a quantidade de pessoas envolvidas na organização, “fazendo das partidas locais seguros”.

Para a federação, a recomendação do MP “vai na contramão do combate à COVID-19 no mundo” visto que até em países que realizaram rigorosos lockdowns em meio à segunda onda, mantiveram o futebol profissional em atividade” e cita exemplos como Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, alegando que o “futebol é um importante entretenimento à população neste trágico momento que vivemos”.

Na nota, a FPF ainda ressalta que desenvolve campanhas de educação e conscientização da população sobre o combate à COVID-19, tendo inclusive lançado o movimento  Vacina FC, ação de todos os clubes que incentiva a população a se vacinar e orienta e combate a desinformação.

Para a federação “não há qualquer argumento científico que sustente a tese de que o futebol profissional gere aumento no número de casos. Pelo contrário, o futebol possui um protocolo extremamente rigoroso, com acompanhamento médico diário e testagem em massa de seus profissionais” e ressalta que “uma eventual paralisação seria ainda mais prejudicial ao combate à Covid-19, pois deixaria expostos milhares de atletas, que não mais passariam a ter o controle médico diário e  de testagem que o futebol oferece”.

Apesar de todos os protocolos, diversos são os atletas e integrantes de comissão técnica que foram contaminados durante o período de jogos. O treinador Marcelo Veiga, por exemplo, não resistiu as complicações da doença e depois de dias internado na Santa Casa de Bragança Paulista faleceu no dia 14 de dezembro.

O governador do Estado João Doria ainda não se manifestou sobre o assunto. Um dos pontos que pode ser levado em conta para a suspensão das partidas é o comportamento dos torcedores, que apesar de todas as recomendações se aglomeram nas portas dos estádios em dias de jogos.

INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do  Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *