Radares da Dom Pedro estão desligados. Jurisdição da via é do DER afirma Prefeitura

Durante o início da semana, a reportagem do Bragança Em Pauta, recebeu informação que a tradicional corrida Bragança 10 k, teve o seu itinerário modificado devido orientações da Secretaria de Mobilidade Urbana.  O fato trouxe a tona uma velha polêmica: se a jurisdição é do DER como ficam os radares ali existentes?

Em um comunicado publicado nas redes sociais, os organizadores do evento ressaltaram que a mudança no itinerário da corrida, tinha como objetivo “se adequar as novas regras de utilização da Avenida Dom Pedro I que tem a utilização sob jurisdição do DER.”.

Diante disto, a antiga polêmica veio à tona, afinal se a via é de responsabilidade do DER como ficam os radares que lá estão instalados se os mesmos são de responsabilidade da Prefeitura?

O Bragança Em Pauta, entrou em contato com a Prefeitura, que informou que “o evento foi autorizado na área de jurisdição do município, na Avenida Salvador Marcowisk em direção ao Santa Helena. A Avenida Dom Pedro I, conhecida como variante do Taboão, desde novembro de 2016 retornou para jurisdição do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), com o cancelamento dos termos de uso existentes. O mesmo ocorre com as variantes do Guaripocaba, Capitão Barduíno e Pe. Aldo Bolini.”

A Prefeitura informou ainda que com relação aos radares existentes, esclarecemos que no trecho da  Avenida Francisco de Toledo Leme, antes do Portal, a via  é de responsabilidade e operação dos mesmos fica por conta do DER, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo.

Os equipamentos da Prefeitura já estão desligados há mais de um ano.

Já com relação aos radares instalados na Avenida Dom Pedro I, próximo ao acesso do Jardim do Lago, a Prefeitura, informou que eles têm a função de monitoramento.

Questionamos, desde quando os mesmos estão desligados, mas infelizmente não obtivemos retorno. Na administração de Fernão Dias, os radares ali existentes estavam ligados. A velocidade máxima no local é de 60 m/hora. Quando os radares foram instalados tinham como objetivo diminuir acidentes, o que realmente ocorreu.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana aproveitou a nota, enviada ao Bragança Em Pauta, para alertar sobre a obrigatoriedade do uso do farol ligado durante o dia, na Avenida Dom Pedro I, a partir do início do trecho de jurisdição do Estado, ficando o infrator sujeito a multa.

Placas instaladas pelo DER às margens do  Lago do Taboão indicam o início e o fim da jurisdição do DER.

A pergunta que fica é se não pode manter os equipamentos de radar no local nem autorizar a realização de corrida, como a Prefeitura pode, recentemente, editar um decreto proibindo o tráfego de caminhões a partir de julho no local?

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