Aleluia 2: retirada das rotatórias da Avenida dos Imigrantes começa sair do papel

Quem utiliza a Avenida dos Imigrantes diariamente, principalmente na hora de pico, aguardava há anos melhorias na via. Desde a administração de João Afonso Sólis (Jango) duas medidas eram esperadas: a reforma da Praça 9 de Julho (que teve início em março deste ano) e a retirada das rotatórias, com o objetivo de melhorar o  fluxo de veículos principalmente nos horários de pico.

As obras da retirada das rotatórias tiveram início esta semana pela rotatória da Câmara Municipal. As obras estão sendo realizadas sem que a via seja totalmente interditada mas claro, que causam um pouco de lentidão, nos horários de maior movimento.

Todas as rotatórias, exceto à da Avenida Alberto Diniz, devem ser retiradas, segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Manoel Botelho.

O projeto de retirada das rotatórias é antigo e quando Jango divulgou sua pretensão foi duramente criticado.

As obras de retirada não só são possíveis graças a um Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o município e o Bragança Garden Shopping em novembro de 2016, pouco antes da inauguração do shopping, na administração de Fernão Dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



É justamente o shopping que está arcando com o investimento já que com sua construção na Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira (Bragança/Itatiba) houve aumento de fluxo de veículos no local.

A previsão inicial era que estas obras começassem ainda em 2016 e terminassem em junho 2017, mas só tiveram início esta semana.

A previsão é de que sejam feitas mudanças no acesso à Avenida Europa, compatibilização do trecho da Rua Felipe Siqueira, com semáforo de projetos funcional e executivo a serem elaborados, considerando conversão à direita (sentido centro-bairro), além de substituição das rotatória por semáforos nas proximidades do Fórum, Câmara Municipal e  Avenida Plínio Salgado.

Obras na 9 de Julho

Apesar da previsão de melhoria no tráfego, as obras da Praça 9 de Julho, desde o início das discussões há mais de uma década tem gerado polêmica.

O vereador Marcus Valle subiu à tribuna da Câmara Municipal de Bragança Paulista para criticar a demora para a entrega da readequação viária da Praça 9 de Julho.

Durante a 15ª Sessão Ordinária do ano, realizada na terça-feira, 15, ele ressaltou que em uma reunião realizada em janeiro, ficou acordada a execução das obras dentro do menor prazo possível. “Participei da reunião no gabinete do prefeito, onde foram sugeridas algumas mudanças no projeto inicial, e um dos principais pedidos era que o serviço fosse executado o mais rápido possível, e isso não foi atendido. A cada dia que passa os prejuízos para o tráfego local e o comércio são maiores.”

Marcus Valle questionou os prazos dados pelo Executivo para a conclusão da trabalho. “Essa obra está se estendendo de uma maneira inadequada. “Recebemos o secretário Municipal de Obras [Paulo Armando] na Comissão de Justiça no início de abril e o prazo para a entrega da readequação da praça era de 45 dias”, disse ressaltando que em seguida, através de declarações na imprensa este prazo subiu para 60 dias.

 “A indefinição gera um desgaste para a Prefeitura e principalmente para a população. Você pode ter um ou outro problema que justifique o atraso, mas a indefinição desmoraliza o Poder Público”, pontuou Marcus.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *