Autoridades pedem que população não viaje na Páscoa e reforçam ações

Autoridades estaduais e municipais estão preocupadas com a chegada do feriado de Páscoa e fazem apelos para que a população não viaje. Além disso, cidades da região estão reforçando ações no combate ao coronavírus.

Em seu pronunciamento  o governador João Doria pediu nesta quarta-feira, 8, para que as pessoas não viajem durante o feriado prolongado da Páscoa. Ele aliás, pediu que todos permaneçam em casa para contribuir com as medidas de combate ao contágio pelo novo coronavírus.

A orientação do Governo de São Paulo é de que a população mantenha o isolamento social, em atendimento ao decreto da quarentena, e não faça viagens desnecessárias especialmente para municípios do litoral.

“Estamos na Semana Santa e temos um feriado prolongado a partir dessa sexta-feira (10), se é que podemos falar em feriado em um período de uma crise tão densa e tão triste como essa. Eu faço um apelo às famílias que, por favor, não se dirijam ao litoral de São Paulo. É um apelo que faço como governador do Estado: permaneçam em casa”, destacou Doria.

VEJA TAMBÉM

Número de casos em Bragança, Atibaia e região
Perfil dos pacientes com casos confirmados
Casos de coronavírus por bairros em Bragança Paulista

O Governo de São Paulo não instalou bloqueios ou impôs restrições de utilização das rodovias paulistas durante o período de quarentena. Apesar disso, o acesso às praias não está liberado. “Peço que não se desloquem. As praias estão fechadas, no Litoral Norte, no Litoral Sul e na Baixada Santista. Isso foi uma determinação do Governo de São Paulo e uma orientação correta de prefeitos e prefeitas das cidades do litoral do Estado de São Paulo”, pontuou o Doria.

Preocupados com o avanço da doença municípios da região também se movimentaram intensificando as ações de fiscalização para evitar aglomerações.

GCM monitora principais entradas de Atibaia

Em Atibaia, por exemplo, estão sendo realizados monitoramento e as abordagens pela Guarda Civil Municipal nas principais entradas de Atibaia. A fiscalização acontece principalmente durante os horários de maior circulação de veículos. A medida faz parte do Decreto Municipal nº 9.138 de 22 de março que estabelece regras para o acesso à cidade.

As equipes se revezam para cobrir os horários de maior trânsito de chegada e saída e realizam a abordagem dos veículos com placas de fora do município e do Mercosul. Aos motoristas é feito um rápido questionário para entender os motivos da vinda a Atibaia e orientações de acordo com cada caso.

Conforme o decreto, o acesso à cidade de Atibaia está restrito aos moradores e proprietários de empresas e ou comércio instalados na cidade e respectivos funcionários; profissionais da saúde e de segurança; transportadores de carga em geral, inclusive de valores.

Serra Negra fiscaliza circulação de motocicletas e fecha hotéis

Já em Serra Negra, por causa do feriado haverá fiscalização intensa da Guarda Civil Municipal (GCM) e apoio do Comando de Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo quanto à circulação motocicletas.

A ideia é proibir aglomerações para evitar a disseminação do novo coronavírus já que muitos são os motociclistas que vêm de diversas cidades nos finais de semana e costumam se concentrar na Praça João Zelante.

O Prefeito Sidney Ferraresso (DEM) ressalta que a medida, embora rigorosa, é necessária nesse momento. “Os motociclistas e todas pessoas são sempre muito bem-vindos em nossa cidade. Porém infelizmente não é o momento. Estamos numa guerra e pedimos a compreensão para que respeitem as recomendações das autoridades de saúde e fiquem em casa. É preciso tomarmos essas medidas drásticas para evitarmos o pior e voltar à normalidade assim que possível”, declarou.

Hotéis e pousadas fechados

Além disso, conforme o decreto nº 5.033, assinado na terça-feira, 7, pelo prefeito Sidney Ferraresso (DEM), que prorroga a quarentena no município devido à pandemia do novo coronavírus, o funcionamento de hotéis, pousadas, chalés e estabelecimentos congêneres permanecem com atendimento suspenso até 13 de abril, próxima segunda-feira.

A medida não consta nas determinações do estado para a quarentena, uma vez que em outros municípios os hotéis também são utilizados para hospedar profissionais da saúde e outros serviços essenciais, o que não vem ocorrendo até o momento em Serra Negra.

Diante disso, os critérios para a rede hoteleira foram enrijecidos em relação ao estado, inclusive com apoio do Ministério Público, pois o turismo em Serra Negra é voltado para o lazer.

A ideia é evitar que com hotéis cheios turistas possam ter que ser encaminhados para atendimento médico, resultando no risco de sobrecarregar o sistema de saúde.

“É horrível termos que tomar atitudes tão drásticas assim justamente no melhor feriado para o turismo de nossa cidade. Gostaríamos que todos os estabelecimentos estivessem funcionando e que todos estivessem faturando. Mesmo sabendo dos impactos para economia, inclusive para a própria Prefeitura que depende da iniciativa privada para arrecadação, temos que pensar na preservação da vida nesse momento tão difícil. Se Deus quiser, com muita fé e disciplina, vamos superar isso logo”, afirmou o prefeito Sidney Ferraresso.

Nos próximos dias, o comitê de prevenção ao coronavírus da Prefeitura deverá se reunir com integrantes das associações que representam os estabelecimentos da rede hoteleira, A ideia é  definir sobre uma possível prorrogação da suspensão.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse:https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias pelo celular acesse:  https://chat.whatsapp.com/CxVBfj7gj2X0nPqzfJbP1v

[uam_ad id=”37841″]

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *