Cadastro Único poderá ser feito em três pontos em Bragança Paulista
A partir do dia 3 de setembro o atendimento do Cadastro Único de Bragança Paulista passará a ser realizado também nos CRAS da Planejada e Águas Claras. Desde o dia 16 de agosto o atendimento é feito na Travessa Silva Pinto, 180, na Vila Mota.
Segundo a Prefeitura, a oferta de mais dois novos pontos para cadastramento atende às reivindicações da população e tem como objetivo de facilitar o acesso à proteção social.
O CRAS da Planejada, onde o atendimento poderá ser feito fica localizado na Rua Fausto Pagetti, 477, na Planejada I enquanto que o CRAS Águas Claras, fica localizado na Rua Benedito Luiz Afonso, 180, no Jardim Águas Claras, atrás do Condomínio Marcelo Stefani.
O cadastro é utilizado como instrumento para seleção e inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Benefícios de Prestação Continuada – BPC (LOAS), entre outros. Ele funciona como porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas”.
O CadÚnico reúne informações sobre a situação das pessoas e famílias, sendo um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o Governo Federal, estados e municípios conheçam a realidade socioeconômica dessa população. O responsável por manter e fazer a gestão do sistema online é a Caixa Econômica Federal.
Podem se inscrever famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo; família com renda mensal total de até três salários mínimos; famílias com renda maior que três salários, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do Governo; pessoas que moram sozinhas, pois constituem as chamadas famílias unipessoais; pessoas que vivem em situação de rua.
Para o cadastro é necessária a apresentação dos seguintes documentos pessoais:
- RG e CPF de todos os familiares,
- Carteira de Trabalho,
- Comprovante de Endereço,
- Comprovante de Renda,
- Certidão de Nascimento dos filhos,
- Declaração de vacina
- declaração de frequência escolar.
Atualmente, Bragança Paulista conta com mais de 13 mil pessoas cadastradas no CadÚnico e, aproximadamente, 3.900 recebem Bolsa Família.
A atualização neste sistema deve ser realizada a cada um ano e meio, ou sempre que alguma mudança ocorrer na família, como nascimentos, mortes, aumento ou diminuição da renda, entre outros.