Com aparato policial, Prefeitura inicia obra no Lago do Orfeu

Com aparato policial, Prefeitura inicia obra no Lago do Orfeu

Com a presença da Guarda Civil Municipal, Canil, Polícia Militar e time de funcionários comissionados, a gestão do prefeito Jesus Chedid e do vice Amauri Sodré iniciou ontem, 11, a polêmica obra no Lago do Orfeu, na região do Jardim Europa e Chácaras São Conrado, em Bragança Paulista.

Isto se deu pois a 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo proferiu no último dia 4, uma decisão liminar, autorizando a obra no local e suspendendo a decisão de primeira instância, que a limitava. Desta forma, poderá ser realizado o projeto licitado. A decisão é do desembargador Nogueira Diefenthaler.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

As primeiras movimentações na região tinham sido registradas há cerca de 30 dias, com a colocação de tapumes. Desde então, a movimentação de trabalhadores era mínima. Mas com a decisão do TJ-SP, a empresa Rual Construções e Comércio LTDA enviou trabalhadores em um número bem maior, equipamentos e maquinário para os arredores do Lago do Orfeu.

Momento de maior tensão ocorreu, quando uma retroescavadeira foi descarregada no local. Algumas poucas pessoas estavam sem máscara, conforme determina o Decreto Estadual n° 64.959

 

O momento de maior tensão se deu, quando uma grande escadeira foi desembarcada do caminhão. Moradores contrários a realização da obra se colocaram na frente do maquinário e houve um princípio de confusão. Inclusive, com a presença de guardas municipais e policiais militares.

Por meio de Nota Oficial, a Prefeitura de Bragança Paulista informou que “a obra está autorizada em razão do laudo da Defesa Civil, devidamente informada à CETESB e ainda com decisão favorável no processo nº 2179386-24.2021.8.26.0000”.

Especificamente sobre a polêmica envolvendo o corte de árvores, a gestão disse que “não serão cortadas todas as árvores, mas apenas e unicamente, aquelas que se fizerem necessárias para o refazimento da barragem”. Todavia, o número exato não foi informado.

Ainda de acordo com a nota assinada pela Secretaria de Comunicação, haverá a compensação das árvores e a preservação da fauna existente no local e como vida humana corre perigo, caso haja o rompimento da barreira.

Na manhã de hoje, 12, uma reunião sobre este tema foi realizada no Palácio Santo Agostinho, mas o conteúdo ainda não foi divulgado oficialmente nem pela Prefeitura, nem por moradores. O vereador Quique Brown foi impedido de participar.

Na tarde desta quinta-feira, 12, o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, esteve no local e removeu pessoalmente cartazes e outras formas de manifestação popular, fixadas nas imediações
INFORME-SE

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.

No Em Pauta, você encontra notícias atualizadas sobre o avanço da COVID-19 em Bragança Paulista, Atibaia e região,

Quer receber notícias atualizadas de Bragança Paulista, bem como região no celular? Entre no grupo de WhatsApp do Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *