Fracassa leilão para venda da área da antiga Austin em Bragança
A tentativa do Governo do Estado em leiloar o terreno da antiga indústria Austin e o prédio da Fundação Casa localizados na região do Jardim Novo Mundo e do Parque Brasil, em Bragança Paulista, foi fracassada.
Na última sexta-feira (25) a SATO Leilões, empresa contratada para realizar venda do prédio realizou o leilão e o lote não foi vendido. O lance inicial era de R$ 46.820.000,00. E havia a opção de 20% de entrada e parcelamento em até 59 vezes.
O ESPAÇO
O espaço destinado à executar as medidas socioeducativas aplicadas pelo Poder Judiciário aos adolescentes autores de atos infracionais cometidos com idade 18 anos incompletos, foi desativado em 2020 pelo governador João Doria. A Fundação funcionou durante 12 anos em Bragança Paulista.
Já a indústria, está desativada a décadas e seu terreno sempre foi alvo de promessas de políticos, para realização de obras à comunidade –como habitação por exemplo, mas nunca saiu do papel.
Aliás, a área possui 277.530,00 m². Nela estão inseridas 2 prédios e um galpão de 4.060,00 m². O prédio principal, que era da Fundação CASA possui 2 pavimentos, refeitório, salas de aula, sala de serviço social e 12 alojamentos. Além de quadra poliesportiva coberta, salas de atendimento, recepção, sala de segurança e cozinha industrial.
SEGUNDO LEILÃO FRACASSADO
A iniciativa da venda do espaço era da gestão Tarcísio de Freitas, por meio da Secretaria de Gestão e Governo Digital e da Coordenadoria de Gestão Administrativa, do Governo do Estado, proprietário da área.
No ano de 2020, na gestão de João Doria, o Governo do Estado também tentou leiloar o mesmo terreno da antiga Austin, em Bragança. O lance mínimo era de R$ 30.700.000,00 na ocasião, mas não houve interessados.
ÁREA PODE SER USADA PELA PREFEITURA
Embora pertença ao Governo do Estado, a Prefeitura de Bragança Paulista tem autorização para utilizar o espaço até 2032.
Em 30 de janeiro de 2012, o então governador e hoje vice-presidente Geraldo Alckmin publicou o Decreto nº 57.760 que diz que ” fica a Fazenda do Estado autorizada a permitir o uso, a título gratuito e pelo prazo de 20 (vinte) anos, em favor do Município de Bragança Paulista, de um imóvel localizado na Avenida Plínio Salgado”.
Receba notícias no seu celular pelo WhatsApp do Jornal Em Pauta ou Telegram
Siga o Bragança Em Pauta no Instagram e no Bluesky