Retorno dos pracinhas à Bragança após Segunda Guerra é comemorado hoje
No dia 10 de agosto de 1945 Bragança Paulista, recebia de volta os “pracinhas bragantinos” que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.
Para celebrar os 73 anos, do retorno destes combatentes, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza nesta sexta-feira, 10, uma homenagem à eles a partir das 8h na Praça Princesa Isabel, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário.
O evento é realizado no local pois lá existe um monumento em alusão aos ex-combatentes bragantinos que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
“Essa comemoração homenageará os ex-combatentes vivos que moram em Bragança Paulista, Luís Caetano de Moura, João Junqueira Pinto e Moacir Pinheiro, bem como será uma homenagem póstuma aos que já partiram”, explicou a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira.
A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi criada em 1943 com a intenção do Brasil entrar em combate nos campos de guerra Europeus em apoio aos Aliados no curso da Segunda Guerra Mundial.
Em 1944, a FEB partia rumo à Itália fascista de Mussolini, onde contribuiu com a retomada do vale do rio Serchio, que até então estava ocupada por soldados alemães, com a retomada das regiões de Massarosa, Camaiore e Monte Prano e na região de Gallicano-Barga, sofreu os primeiros contratempos.
A primeira etapa realizada pelos brasileiros possibilitou que os aliados chegassem sem muitos esforços no centro da Itália e no mar Adriático.
Quem quiser saber mais sobre os bragantino na FEB, podem acessar o site http://www.portalfeb.com.br/os-bragantinos-na-feb/