Supermercados de Bragança alertam para consumo consciente

Na quinta-feira, 19 e na manhã desta sexta-feira,20,  o movimento nos supermercados de Bragança Paulista foram intensos, assim como tem ocorrido desde o início da semana.

Além da preocupação com a quarentena ocasionada pela coronavírus ocorreu a recarga do vale-alimentação dos mais de 4.000 funcionários públicos da Prefeitura, o que provou ainda mais fluxo de pessoas nos principais supermercados da cidade.

Em alguns, alguns produtos chegaram a faltar. Mas segundo os gerentes das unidades, esta reposição tem sido rápida.

A reportagem do Em Pauta, entrou em contato com quatro grandes supermercados de Bragança, para saber a situação de momento em cada um deles. Nenhum deles apresenta restrição de horários ou público específico.

Mendonça: No principal supermercado da Zona Norte, o horário de funcionamento permanece o mesmo, com abertura às 8h e fechamento a meia-noite, de segunda à sábado e as 21h, em domingos e feriados. Não há falta de produtos, além do álcool em gel.

Comercial Esperança: A Rede Atacadista, localizada nas imediações do Posto de Monta, também funciona no horário habitual, das 8h às 22h e não há alterações previstas. Conforme informado, a falta de alguns produtos chegaram a ocorrer nesta data, como macarrão e farinha por exemplo, mas a reposição tem sido rápida, no máximo no dia seguinte. O Atacadista pede paciência para as pessoas que estão enfrentando filas e que evitem aglomerações.

Convém: No supermercado situado no Jardim Santa Helena, que atende principalmente o público na Zona Sul, o horário também não sofreu alterações. Estando aberto de segunda à sábado, das 8h às 21h. E domingos e feriados das 8h às 14. Com relação ao estoque, registra-se falta de um tipo de um produto, como feijão por exemplo. Não tem se esgotado todos os tipos de uma mercadoria, mas sim uma marca ou o tamanho de uma embalagem específica. Todavia, segundo a gerência, a reposição em ocorre em no máximo dois dias. Isto, além do álcool em gel, obviamente. O Convém reforma o apelo para que crianças não sejam levadas ao supermercado e os idosos peçam para que parentes ou vizinhos fora do grupo de risco realizem as compras por eles.

União: Com quatro lojas em Bragança Paulista, o União Supermercados só tem falta do álcool em gel também. No restante do estoque, não há faltas. Até a publicação desta reportagem, o horário de funcionamento das quatro unidades não havia sido informado por sua assessoria de comunicação.

 NOTA DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE SUPERMERCADOS

Segundo a entidade de classe que reúne empresários supermercadistas do Estado de São Paulo, o movimento nos supermercados paulistas cresceu 45,6% até quarta-feira, 18, em comparação com o mesmo período de fevereiro.

Conforme divulgado ” apesar do consumo continuar acelerado em função da antecipação de compras e em razão dos trabalhos à distância (home office), o abastecimento continua normal até o momento, apenas com falta de produtos de maneira pontual.”

A APAS informou ainda esta semana que “não há necessidade de corrida aos supermercados e que os consumidores devem realizar um consumo consciente, pensando sempre na coletividade”.

“Não há necessidade de estocar produtos”, enfatizou a entidade.

CONSUMO CONSCIENTE

E é isto que também pede, o Grupo Mendonça. Em Nota Oficial divulgada na quarta, 18, foi esclarecido que o Grupo está atento à pandemia de Coronavírus e entende que a atividade supermercadista é extremamente importante nesse momento, em relação à oferta de produtos de higiene pessoal, alimentação, limpeza, enfim, itens que não podem faltar no dia a dia das pessoas. O Grupo Mendonça se mostra preocupado com a mudança no comportamento dos consumidores, que estão estocando produtos em suas casas, comprando em grandes quantidades, com medo de desabastecimento.

Desta forma, o Grupo Mendonça solicita que as compras sejam feitas de maneira consciente, pensando naqueles que não tem condições de adquirir produtos em grande quantidade.

O Em Pauta, conversou com a responsável pelo marketing do Grupo Mendonça, Tatiana Lungato Gimenez, que reformou o apelo para que os consumidores evitem este consumo desenfreado.

Tatiana ainda contou, que além deste apelo, o Grupo Mendonça tem tomado outras medidas, com relação a pandemia de coronavírus. Em sua rádio interna, são reformadas as informações já conhecidas, que orientam o distanciamento das pessoas nas filas do supermercado e pede-se para que idosos não realizem suas compras, pedindo ajuda a parentes e amigos.

Na questão da limpeza, o Grupo Mendonça também desencadeou uma série de ações, segundo Tatiana. A frequência da higienização aumentou, principalmente com relação aos carrinhos, cestinhas e caixas. Colaboradores foram destacados exclusivamente para esta questão.

Além disto, álcool em gel foram disponibilizados em todos os caixas e também os balcões de padaria e açougue, estão sendo higienizados com maior frequência, já que o vírus se concentra em superfícies.

Por fim, uma novidade neste momento de quarentena é que o Supermercados Mendonça está também no Ifood. Agora, o cliente Mendonça pode realizar sua compra de sua residência. Quantidades são estipuladas pela plataforma.

“É um momento de mobilização e conscientização”, finalizou a representante do Grupo Mendonça.

COBERTURA COMPLETA

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse:https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Não compartilhe informações não confirmadas e de fontes não confiáveis! Evite fakenews. Neste momento de pandemia, o jornalismo de verdade é mais uma ferramenta contra este vírus.

Quer receber notícias pelo celular acesse:  https://chat.whatsapp.com/CxVBfj7gj2X0nPqzfJbP1v

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *