ACOHAB se reúne com Secretário Estadual de Habitação
A diretoria da ACOHAB (Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista) se reuniu na quarta-feira (2) com o Secretário Executivo de Habitação Fernando Marangoni e com o Secretário Municipal de Habitação, André Bozola.
O presidente da ACOHAB, Bruno Leme e o arquiteto e urbanista Rodrigo Duarte solicitaram que o município seja incluído no programa Nossa Casa Apoio. Com isso, segundo eles, as famílias poderão ser contempladas com uma moradia digna no condomínio Elis Regina & Renato Russo, que contará com 560 apartamentos e está em vias de iniciar suas obras.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
“Os recursos são essenciais para que a maior parte das famílias possam ser atendidas, pois sem os subsídios muitas famílias teriam que ter valores de entrada no financiamento imobiliário”, ressaltou a entidade.
O programa fornece cheque moradia a famílias com até três salários mínimos para aquisição de moradias em empreendimentos aprovados pela Secretaria de Estado da Habitação.
O PROJETO
Os apartamentos serão construídos em terreno doado para a ACOHAB, pela Prefeitura de Bragança Paulista em 2002. O terreno tem 32.793,18 m² e fica no Jardim Águas Claras. A construção não saiu antes porque a área está em uma região onde não poderia haver construções por causa de um Termo de Ajustamento de Conduta, conhecido como TAC da Zona Norte, firmado com o Ministério Público. O TAC foi extinto após a revisão do Plano Diretor.Apesar da Prefeitura ter doado o terreno há duas décadas e ser responsável pela aprovação da construção, o cadastro das famílias, a construção e todo o trabalho é da ACOHAB.
Essas não serão as primeiras moradias de interesse social construídas pela entidade. Em fevereiro de 2020, a ACOHAB entregou 168 apartamentos. O Condomínio Residencial Bragança Paulista J, localizado na região do Henedina Cortez, foi construído em parceria com o Grupo de Saúde Raios de Sol.
E AS 3 MIL CASAS?
Em nota divulgada pela Prefeitura de Bragança Paulista sobre a reunião, a administração informou que também reforçou o pedido de novas unidades habitacionais para o município.
Embora Bragança Paulista tenha um grande déficit habitacional e o prefeito Jesus Chedid tenha prometido a construção de 3 mil moradias populares durante sua campanha em 2016, por enquanto, nenhuma delas saiu do papel. Em 2020, o prefeito chegou reduziu a promessa para 2 mil moradias e citou uma possível construção no terreno da antiga Austin, mas também nada se concretizou até aqui. Sequer o cadastro do déficit habitacional foi atualizado pela Secretaria Municipal de Habitação.
O único projeto em andamento no município é a construção de 28 moradias do Programa Vida Longa, no Jardim Vista Alegre. Em meados de janeiro o Em Pauta divulgou que as obras, aliás, estavam paralisadas, mas devem ser entregues ainda no primeiro semestre.
INFORME-SE
A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se, portanto, diariamente, pelo Jornal Bragança Em Pauta.
Para receber as principais notícias do dia de Bragança Paulista e da região participe dos grupos de WhatsApp do Em Pauta ou acesse nosso grupo de notícias no Telegram.
Muito bom , mas gostaria de saber quando vai ter inscrição pra casas popular em Bragança Paulista