Bragança fecha bares e proíbe bebidas no final de semana
A Prefeitura de Bragança Paulista anunciou no final da tarde de hoje, 14, que adotará medidas mais restritivas com o objetivo de conter o avanço da COVID-19 no município até o dia 30 de junho.
Diferente do que era esperado por muitos, no entanto, o comércio e as escolas não serão fechados. Em março, quando vivia o mesmo drama com leitos lotados e fila de espera, o prefeito Jesus Chedid havia fechado tudo, por isso, havia uma expectativa de medidas mais restritas.
[exactmetrics_popular_posts_inline]
O decreto deverá ser publicado na terça-feira,15 e segundo dados do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 as principais medidas serão:
- Bares e botecos serão fechados durante os finais de semana;
- Restaurantes devem limitar em até 6 o número de clientes por mesa;
- A venda de bebidas alcoólicas será proibida nos próximos dois finais de semana, ou seja, nos dias 19 e 20 e dias 26 e 27. A medida vale também para restaurantes e supermercados.
- Supermercados obrigatoriamente usarão sistema de senha e funcionarão com 40% da capacidade. Fica proibida também a entrada de mais duas pessoas da mesma família nos supermercados
- Igrejas permanecerão abertas, com capacidade máxima 25%;
- A locação ou cessão gratuita de chácaras e casas para realizações de festas e eventos, inclusive de cunho familiar, continua proibida. As multas podem variar de R$ 14 mil a R$ 290 mil.
OUTRAS MEDIDAS
Outra medida anunciada é que a JTP Transportes deverá aumentar a frota dos ônibus nos horários de pico.
Os estabelecimentos considerados essenciais poderão funcionar de acordo com o alvará de funcionamento, exceto supermercados que podem abrir as 8h e fechar até as 23h59.
Já os estabelecimentos considerados não essenciais podem funcionar até as 22h, restringindo o atendimento presencial a 40% da capacidade.
A Prefeitura de Bragança Paulista ressaltou ainda que os estabelecimentos que desobedecerem às regras, poderão ser interditados por 10 dez dias. Em caso de reincidência, podem ser fechados por 20 dias;
Denúncias de irregularidades devem ser feitos pelo 190 da Polícia Militar, 153 da Guarda Civil Municipal (GCM) ou pelo WhatsApp do Disk Denúncia pelo (11) 4603-1880.
INFORME-SE
A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta.
Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás, é fácil. Acesse o link: https://jornalempauta.com.br/tag/coronavirus
Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Em Pauta
Essas medidas não são efetivas, pois são para inglês ver. Escolas são um centro de atenção, mas para o prefeito se morrer ima criança, sem problema, faz-se outro e professores não tem valor algum pars essa administração.
E as academias?
Continuam abertas. Não pode atividades coletivas.
Medida ridícula, proibir venda de bebidas alcoólicas no fim de semana. E os outros dias, ridículo isso. O problema não é consumo ou comércio da bebida, e a aglomeração.