Dia das Crianças: diabete infantil é uma doença silenciosa e perigosa

Dia das Crianças: diabete infantil é uma doença silenciosa e perigosa

O que você vai dar para seu filho, sobrinho, neto ou afilhado de presente de Dia das Crianças?

Temos certeza que muitos responderam brinquedos, outros tantos jogos e produtos eletrônicos. Você já pensou em dar saúde para os que você ama?

A gente nem sempre pensa na saúde das crianças não é mesmo.

Você sabia que os pequenos também podem ter predisposição para o diabetes?

Uma alimentação balanceada, atividades físicas e o monitoramento através de auto testes são práticas fundamentais para garantir o bem-estar dos pequenos.

Melhor do que presentear uma criança é mantê-las com saúde!

Crianças e adolescentes ficam cada vez mais em frente da TV, no celular ou sentado nas escolas por muito tempo e, consequentemente, se alimentando inadequadamente.

O grande problema é a oferta de alimentos disponíveis em suas casas. Do total de brasileiros portadores, 1 milhão são crianças, de acordo com a Associação de Diabetes Juvenil.

Conheça a doença, os grandes vilões e sintomas:

Já que são os pais ou responsáveis que os alimentam as crianças devem evitar o açúcar ou alimentos adocicados pelo menos até os dois anos de idade, sucos artificiais, alimentos ricos em corantes e conservantes, gordura saturada, como por exemplo, frituras, margarina, manteiga, embutidos: presunto, linguiça, salsicha, etc., ficam fora de uma dieta saudável.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE



Os queijos amarelos, temperos industrializados e produtos de panificação também compõem a lista de vilões. Evitar, ketchup, maionese, pães recheados, suco de caixinha, salgadinhos, chocolates e refrigerantes entre outros é importante para uma educação alimentar infantil.

Falar de diabetes hoje é um assunto realmente sério e quanto se trata da doença nas crianças então, o problema se torna mais delicado ainda. Porém, não é um motivo para se desesperar.  Apenas entender sobre a doença, prestar atenção na alimentação e monitorar a criança.

O que diz a especialista no assunto?

Dra. Adriana Juliani, farmacêutica responsável do laboratório Analitic, explica: “Diabetes é uma alteração na produção do hormônio insulina pelo pâncreas ou uma resistência à ação da insulina pelo organismo”. Quando a pessoa sofre de diabetes, o pâncreas produz pouca insulina fazendo com que o açúcar fique acumulado no sangue.

Quando uma criança, até então sadia, passa a sentir muita sede, urinar muito, aumentar o apetite ao mesmo tempo em que perde peso rapidamente e apresentar fraqueza é a hora de procurar um médico pediatra ou endocrinologista.

Existem dois tipos de diabetes, a do tipo 1 e a do tipo 2. O diabetes tipo 1 é o mais comum em crianças, pois pode surgir desde as primeiras semanas de nascimento até os 30 anos, mas é entre os 5 e 7 anos, durante a puberdade que mora o perigo e a atenção precisa ser redobrada.

A diabetes está relacionada a falta ou pouca produção de insulina, o que faz com que não se consiga controlar a taxa de glicose ingerida.

Já a diabetes tipo 2 é hereditária e acontece quando as células resistem à ação da insulina, mesmo que sua produção seja normal. Antigamente era uma doença de adulto, mas com a elevação da taxa de obesidade infantil associada a uma vida sedentária e com maus hábitos alimentares, esse tipo de diabetes aumentou consideravelmente entre as crianças.

Algumas dicas valiosas para prevenir a diabetes são o aleitamento materno, evitar a alimentação artificial rica em açúcares desnecessários nesta fase. Então se deve manter uma alimentação saudável para evitar a obesidade infantil. Outra boa ideia para ser aderida pelos pais é levar as crianças para brincarem e praticarem esportes e assim, evitar que fiquem sedentários.

Uma coisa é certa, quanto mais cedo a diabetes for detectada, menores são as chances de complicações futuras. Portanto, notando os sintomas da diabetes infantil (sede, aumento de fome e emagrecimento, aumento do número de vezes em que urina, mal-estar, sonolência, fraqueza, tonturas, câimbras e formigamentos) o ideal é partir para os testes.

Que teste fazer? Tem que furar o dedo da criança?

Mas, o exame destro pode assustar os pequenos, pois é preciso furar o dedo anelar e colher uma gotinha de sangue para verificar a quantidade de glicose no organismo.

Foi pensando nisso que a Analitic criou o Confirme Glicose+Corpos Cetônicos que tem como objetivo, oferecer mais uma alternativa de monitoramento aos diabéticos e aos adeptos de dieta com grande restrição de carboidratos, através da urina, com a vantagem de medir dois parâmetros ao mesmo tempo.

Confirme Glicose+Corpos Cetônicos são tiras com membranas reagentes para glicose e cetonas afixadas numa das extremidades. A amostra e os resultados são obtidos comparando as cores desenvolvidas nas membranas com a tabela de cores no rótulo da embalagem.  A detecção da glicose é baseada na reação cromogênica de oxidase-peroxidase.  A detecção das cetonas é baseada no princípio onde o ácido acetoacético e cetona formam com o nitroprussiato de sódio em meio alcalino, um complexo de cor violeta.

O exame pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar, porém o ideal é que seja realizado antes das principais refeições ou duas horas após.  Glicosúria positiva, ou seja, presença de glicose na urina juntamente com cetonuria positiva indica uma situação de descontrole do metabolismo. Orientação médica é fundamental o mais rápido possível.  Glicosuria negativa com cetonuria positiva indica tempo de jejum prolongado e caso a cetonuria for muito alta é recomendável uma consulta médica para averiguação.