Prefeitura culpa sistema de agendamento por atrasos em oftalmo
No sábado, 21, a reportagem do Jornal Bragança Em Pauta publicou uma matéria sobre diversas reclamações com relação ao atraso nas consultas de oftalmologista, por causa do excesso de pacientes agendados pela Secretaria Municipal de Saúde. Por e-mail a Prefeitura informou nesta terça-feira, 24, que as consultas foram agendadas de 10 em 10 minutos e que houve um problema no sistema de agendamento.
Segundo a Prefeitura, cada consulta custou aos cofres públicos R$ 50,00. Os atendimentos deveriam ser realizados, segundo a Secretaria de Saúde, durante um período de 9 horas, com 3 médicos oftalmologistas. Além disso estariam disponíveis também técnicos de enfermagem para auxiliar no acolhimento e atendimento do paciente.
Com isto, a previsão da Prefeitura era que cada médico realizaria 6 consultas/hora.
“Com a falha no sistema, as consultas foram distribuídas em apenas 6 horas causando o atraso nos atendimentos”, informou a Secretaria Municipal de Saúde.
A reportagem do Bragança Em Pauta esteve no Hospital dos Olhos, onde as consultas foram realizadas bem no momento em que os pacientes esperavam durante horas, muitos sentados no chão, na calçada e nas escadas. Idosos e crianças não tiveram nenhuma preferência no atendimento. Relembre o caso:
Reportagem sobre os atrasos:
Após a publicação da reportagem, pacientes chegaram a comentar que esta não é a primeira vez que isto acontece. A reclamação é que no final de semana anterior, por exemplo, o acúmulo de pacientes foi semelhante.
A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, nega a informação e afirma que não tem conhecimento de problemas anteriores.
A Prefeitura informou ainda que ficou sabendo dos atrasos por pacientes e que então tomou as providências cabíveis. Disse ainda que profissionais da Secretaria foram até o local e que houve aumento de um profissional para o atendimento, dizendo que isto foi suficiente para resolver o problema.
Conforme constatado, os atrasos começaram pela manhã. No período em que o Bragança Em Pauta esteve lá, no entanto, não apareceu ninguém da Prefeitura e o atendimento continuou sendo feito por três médicos oftalmologistas.
A direção do Hospital dos Olhos, na oportunidade, não quis se manifestar sobre o assunto.
Atendimentos de 10 em 10 minutos
A Prefeitura informou também que foram contratadas 149 consultas e que esperava que deste número de agendamentos, 22% dos pacientes faltassem. As consultas, segundo dados da Secretaria de Saúde, foram agendas de 10 em 10 minutos e que o que ocorreu foi uma falha no Sistema de agendamento eletrônico as mesmas foram distribuídas em 6 horas.
Ainda no sábado, 21, na página do Facebook do Bragança Em Pauta, a Secretária de Saúde, Marina de Fátima Oliveira havia informado que ”houve a liberação de um número maior de consultas, o que ocasionou os atrasos”. Ela disse ainda que “A Secretaria lamenta muito e pede desculpas aos pacientes pelos transtornos”.