Tradicionais congadas são tema de exposições

Tradicionais congadas são tema de exposições

Há mais de dois séculos e meio, os tambores, violas e ladainhas das Congadas ressoam em Atibaia em dois momentos: durante os festejos do ciclo natalino e em louvor do padroeiro da cidade, São João Batista.

Com a pandemia, no entant0, mais uma vez este ano os ternos de congo não puderam se apresentar nas ruas do centro histórico. E para manter viva a tradição e comemorar os 356 anos de Atibaia, segue em cartar até o dia 6 de julho a exposição “Ouçam as ladainhas e tambores tocarem”.

[exactmetrics_popular_posts_inline]

A exposição acontece nos muros da escola municipal Florêncio Pires de Camargo, em frente à Praça Três Poderes e ao Santo Cruzeiro.

A mostra conta com painéis fotográficos que fazem parte do acervo municipal, sob os cuidados do Museu Municipal João Batista Conti, e retrata os Ternos Azul, Rosa, Verde e Vermelho desde as rezas, pedidos e agradecimentos que acontecem na Alvorada no Santo Cruzeiro até as procissões que encerram o dia de festejos e homenagens a São João, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

Além disso, as festas, danças, rituais e celebrações da Congada também estão retratados na mostra do Clube Atibaiense de Fotografia, que desde a sua fundação em 1991 participa das festividades do aniversário com algum tema relacionado à cidade.

Devido à impossibilidade de apresentação dos congos nas ruas por causa da pandemia, o Clube decidiu prestar essa homenagem a um dos maiores patrimônios culturais imateriais de Atibaia, cuja história está entrelaçada com a história da cidade. A Mostra Fotográfica sobre as Congadas pode ser conferida até o dia 25 de julho no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DE ATIBAIA

A melhor arma contra a desinformação é o jornalismo independente, sério e profissional. Informe-se diariamente, pelo Jornal Em Pauta. Para mais notícias de Atibaia, siga a página Atibaia Em Pauta no Facebook.

Para receber as principais notícias de Atibaia, bem como Bragança Paulista e região no celular participe do grupo de WhatsApp do Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *